Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

Quem Foi Giordano Bruno?

Giordano Bruno (1548-1600) se tornou um baluarte da luta dos anticristãos contra a Igreja, que comumente o consideram "mais um cientista assassinado pela Igreja, inimiga da Ciência". Mas quem era Giordano Bruno e por qual motivo ele foi morto? Começaremos com algo sobre Galileu e, então, falaremos sobre o suposto "mártir da Ciência".

"Líderes religiosos no meu país, a Índia, nunca perseguiram alguém como Galileu. Isso me dá o direito de ter orgulho? Pois bem, no século XIX nossos professores ensinavam - em uma faculdade fundada pelos britânicos - que a Terra se apoiava nas costas de uma imensa tartaruga! Nós nunca perseguimos alguém como Galileu porque a Índia hinduísta, budista, animista ou muçulmana nunca produziu um. Quem não tem filhos, nunca tem conflitos com adolescentes.

A Igreja não executou cientistas por causa da ciência destes. Os conflitos ('heresias') eram teológicos, morais, sociais, pessoais, políticos ou administrativos. A ciência nasceu na universidade - uma instituição inventada pela Igreja. Quase todos os primeiros dos cientistas antigos trabalharam em universidades, supervisionados pelos bispos. Muitos deles eram teólogos e exegetas. Giordano Bruno (1548-1600) é tido como cientista assassinado pela Igreja. A Igreja o viu como um monge renegado e um mago hermético, que praticou um pouco de astronomia, mas não prestou nenhuma colaboração à ciência. Bruno ensinou uma filosofia especulativa e imanentista sobre a alma do mundo como um número infinito de mundos. Esse seu imanentismo, influenciado pela Grécia antiga, e pelo islã, atrasou a ciência."
Fonte: O Livro que Fez o Seu Mundo, Vishal Mangalwadi, Vida, 2013, pg 269.

Natanael Pedro Castoldi

Leia também:

0 comentários: