Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

Camelos Domesticados em Gênesis?

Com um ar de certeza, típico de toda a crítica ao texto das Escrituras, li no oglobo.globo.com, na seção de Ciência/História, a notícia das conclusões de um estudo sobre a inexistência de camelos domesticados no Período Patriarcal do Gênesis bíblico, supostamente confirmando que a Palavra, nesse ponto, está errada, precipitou-se, apontando, portanto, para uma redação mais tardia do Pentateuco - redação essa, por consequência, mais baseada em invenções e fábulas do que na realidade histórica. Isso li numa notícia publicada no dia 11/02/2014, sob o título "Origem dos camelos mostra erro na Bíblia, diz estudo". O texto diz que os Patriarcas não conheceram os camelos e que eles só foram domesticados por volta do final do Século X a.C. (depois de Davi). Ocorre que tal "recente alegação" já vem sendo desferida há muito tempo no meio acadêmico e de crítica às Escrituras e, portanto, diversas respostas com considerável teor de razão já foram dadas na oposição - citarei o que dizem dois livros meus sobre o assunto:
"No entanto, o egiptólogo K.A. Kitchen recusa esse argumento. O estudioso aponta como evidências achados arqueológicos como uma estatueta, da cidade de Biblos, de um camelo ajoelhado, cerca de 1900 a.C., e menções a camelos em textos sumérios que datam do começo do segundo milênio da Antiguidade. Ele conclui que camelos foram usados esporadicamente na era patriarcal, mas, em geral, apenas para viagens de longa distância. Além do mais, escavações em Shahr-i Sokhteh, no Irã oriental, descobriram bastantes fósseis de camelos em acampamentos humanos, o que levou os cientistas a defenderem que a domesticação dos camelos começou no Turcomenistão pelo menos nos idos de 2700 a.C." Na índia também foram encontrados vestígios do uso de camelos em 2300 a.C. Fonte: Uma História Politicamente Incorreta da Bíblia, Robert J. Hutchinson, Agir, 2012, pgs 62-63.

"Fragmentos de ossos e outros restos arqueológicos têm levado alguns estudiosos a postular a data do III milênio para a domesticação de camelos. (...) Foi descoberta uma corda trançada de pelos de camelo do período pré-dinástico egípcio. Um texto sumério refere-se ao leite de camela. Um antigo texto babilônio de Ugarite, do início do II milênio a.C., retrata o camelo como animal doméstico." Bíblia de Estudo Arqueológica, Vida, 2013, pg 41.
É claro que o uso de camelos, no tempo dos Patriarcas, não era nada comum e apenas famílias com mais poder e recursos podiam fazer uso dessa criatura. Ora, isso também não é um problema para a família de Abraão e seus descendentes, uma vez que o livro de Gênesis o apresenta como um verdadeiro chefe tribal, detentor de grandes propriedades e riquezas.

Você pode se interessar, ainda, pelo artigo publicado na Criacionismo.com.br, no dia 14 de fevereiro de 2014, por Michelson Borges, de autoria do Dr. Rodrigo Silva, apresentador do programa Evidências, Novo Tempo, e doutor em arqueologia e teologia: Camelos nos tempos bíblicos?

Natanael Pedro Castoldi

Leia também:

Um comentário:

  1. Sim, provavelmente os estudos estão corretos.

    As histórias BÍBLICAS não são apenas relatos, mas lições de vida, pois um LIVRO que nos mostra como ser pessoas melhores, que diz o quanto estamos errados e nos adverte das consequências de nossas ações não pode ter sido escrito por homens, pois tudo que os homens fazem visa agradar a maioria para que possa ter vantagens com isso, mas a BÍBLIA é exatamente o contrário, ela desperta o ódio na grande maioria das pessoas por apontar seus erros.

    Quanto a existência ou não de camelos nos locais e períodos citados, não vejo em que pode alterar o significado das ESCRITURAS, até acredito ser um erro proposital, para que aqueles que não suportam SUAS PALAVRAS tenham algo para criticá-la.

    E já que insistem em se apegarem a detalhes para, desviarem o foco de seus próprios erros e tentar, em vão, distorcer a essência da MENSAGEM, confirmam ainda mais o que está escrito:

    "Hipócritas, vocês coam o mosquito e engolem o camelo"

    ResponderExcluir