Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

Lilith Realmente Existiu? Lilith Está na Bíblia?

Há algum tempo respondi essa questão na página do EOMEAB no facebook.bom e decidi, por ter percebido que esse é um questionamento comum, postar aqui uma breve resposta. Será que Lilith, a "Rainha dos Demônios", a "primeira mulher de Adão", realmente é digna de crédito?

Primeiramente, não há nenhum documento antigo confiável e no qual os hebreus depositavam unanimidade de crença falando sobre a Mãe dos Vampiros e não há nenhuma alusão bíblica claramente direcionada a Lilith. Muitos usam as diferenças entre Gênesis 1 e 2 pra justificar a criação de duas mulheres para Adão, uma no primeiro e outra no segundo, sem perceber que Gênesis 1 retrata a Criação de modo poético e universal e o segundo narra com detalhes a criação humana, sendo mais focado, portanto, na humanidade - a história é a mesma, mas com ênfases diferentes (ou também existiu mais de um Adão?). Outros tentam encontrar Lilith em Isaías 34:14, mas acontece que o texto não fala da "Rainha dos Demônios", mas apenas de um "animal noturno". Fonte: Bíblia de Estudo Defesa da Fé, CPAD, 2010, pg 7. De qualquer forma, Lilith fez, sim, parte do imaginário mitológico semita, daquelas crendices tribais sincréticas disseminadas pelos camponeses (alguns textos rabínicos falam dela), de modo que a sua figura detinha um significado, simbolizava o próprio Mal - Isaías 34:14 também fala dos sátiros que, sabemos, não existiam, mas faziam parte da crença popular e carregavam-se de simbolismo.

Outro argumento está em Gênesis 2:23, quando Adão diz, ao ver Eva: "esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne", sugerindo a existência de uma mulher anterior, mas uma análise mais sóbria do texto não indica isso. A leitura natural de Gênesis 2 nos dá a entender que, na solidão, Adão procurou uma companheira observando a fauna, mas nenhum dos animais desse mundo lhe atraiu, todos era incompatíveis com ele. Depois de ter visto todos os animais selvagens e diferentes, com quem não poderia relacionar-se adequadamente, ao aparecer Eva é fácil compreender a exclamação de Adão: "Está sim é parecida comigo! Esta sim é como eu!"

Natanael Pedro Castoldi

Leia também:

0 comentários: