Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

Existe Harmonia Entre os Diferentes Relatos da Ressurreição?

Comumente vemos os críticos das Escrituras acusando discrepância e, portanto, erro nas passagens bíblicas sobre a Ressurreição de Cristo, uma vez que cada Evangelho conta a história de uma forma diferente. De modo geral as diferenças entre os textos dos evangelistas podem ser facilmente solucionadas com base na perspectiva de cada autor, segundo a ênfase do seu texto, mas as passagens finais dos Evangelhos se apresentam de uma maneira especialmente confusa - se a leitura for tida de modo descuidado. O grade público carece de uma harmonia de fácil entendimento entre os relatos dos eventos derradeiros dos Evangelhos e é por isso que estou publicando esse breve trabalho.

1 - Sobre as divergências gerais entre os quatro Evangelhos: "(...) devemos lembrar-nos de que os Evangelhos não foram escritos antes que tivessem se passado 30 a 50 anos da morte de Jesus. Eles circularam como narrativas orais durante muitos anos, antes de finalmente serem registrados por escrito. Os autores do Evangelho não se reuniram, como um grupo, para certificar-se de que os relatos coincidissem em todos os detalhes. Eles escreveram com base em suas lembranças de vida e do ministério de Jesus e com informações de testemunhas oculares que tinham conhecido Jesus em carne. Da mesma maneira como as testemunhas de um acidente de carro se lembrarão de detalhes diferentes do que viram, a variação nessas narrativas é compreensível, e, na verdade, depõe em favor da autenticidade dos Evangelhos.
Essas variações nos Evangelhos são conhecidas desde os primeiros dias da igreja. Os líderes da igreja que criassem narrativas completamente organizadas e harmoniosas despertariam suspeitas sobre a autenticidade do seu relato. Da maneira como os Evangelhos foram escritos, a igreja tinha suficiente confiabilidade na autenticidade e veracidade dessas narrativas, a ponto de não ter que ocultar nem eliminar as passagens que eram desafiadoras a uma narrativa unificada." Fonte: Bíblia de Estudo Defesa da Fé, CPAD, 2010, pg 1583.

2 - Sobre as divergências entre os relatos da Ressurreição: 

- O testemunho das mulheres e a aparição dos anjos:
Bíblia de Estudo Defesa da Fé, CPAD, 2010, pg 1583-1585
"Todos os Evangelhos concordam concordam que Maria Madalena foi ao sepulcro, juntamente com outras mulheres (Lc 24:10; Jo 20:2). Os três primeiros Evangelhos concordam que uma das outras mulheres chamava-se Maria. Marcos nos diz que Salomé também estava presente, e Lucas nos informa que Joana estava presente. (...) Se a história do sepulcro vazio tivesse sido inventada pela igreja primitiva ou por Marcos, dificilmente seria provável que apresentasse mulheres como as principais testemunhas (...). A visão aparentemente independente de João (e talvez de Lucas) corrobora esta consideração. As mulheres complementaram as especiarias que tinham preparado anteriormente (Lc 23:56), comprando mais na noite de sábado, depois de terminada a observância religiosa. Por outro lado, Marcos pdoe ter comprimido os eventos de Lucas 23:56 (...)
Os Evangelhos concordam que as mulheres chegaram ao sepulcro perto do amanhecer. (...)
Mateus 28:2-4 concorda com Marcos, dizendo que havia apenas um anjo no sepulcro (...). Lucas 24:4 (e João 20:11-12, se supusermos que registra os mesmos eventos) indica dois anjos. (...) Aparentemente havia dois anjos, mas Marcos e Mateus concentraram-se naquele que tomou a iniciativa. Marcos inseriu o anjo no sepulcro, e Lucas parece ter feito a mesma coisa. Mateus colocou-o inicialmente fora do sepulcro, mas o local onde ele estava quando falou com as mulheres, não está claro."

- O testemunho de Maria Madalena:
Bíblia de Estudo Defesa da Fé, CPAD, 2010, pg 1707
"(...) ela [Maria Madalena] pode ter ido à frente [ao sepulcro], tornando-se a primeira a ver o sepulcro vazio, ou João apenas não mencionou as outras mulheres com ela. Afinal, o versículo 2 [João 20] apresenta Maria dizendo: '[nós] não sabemos onde o puseram'. Similarmente ela pode ter sido a primeira a retornar para junto dos discípulos, ou João simplesmente omitiu a primeira aparição de Jesus para as mulheres como um grupo. (...)
Maria voltou ao sepulcro [João 20:11], desta vez provavelmente sozinha para este encontro especial com Jesus.O fato de haver tanta ênfase em seu testemunho (20:2 e 18) é duplamente significativo, visto que o testemunho de mulheres nem sempre era admitido nos antigos tribunais."

- O testemunho de Pedro:
Bíblia de Estudo Defesa da Fé, CPAD, 2010, pg 1650
"João 24:12 afirma que Pedro e 'outro discípulo a quem Jesus amava' (João) foram ambos para o sepulcro para confirmar a história das mulheres, porém Lucas menciona apenas Pedro. (...) O versículo 24 [Lucas 24] indica explicitamente que outros além de Pedro testemunharam o sepulcro vazio. (...) a menção de Pedro não tinha a intenção de excluir a possibilidade de companheiros."

3 - Harmonia dos eventos:
O Manual Bíblico Unger, Vida Nova, 2006, pg 411, estabelece uma ordem coerente: 
a - Maria Madalena, Maria mãe de Tiago, e Salomé saem em direção ao túmulo - Lc 23:55, 24:1.
b - Encontram a pedra fora do lugar - Lc 24:2-9.
c - Maria Madalena conta aos discípulos - Jo 20:1-2.
d - Maria, mãe de Tiago, aproxima-se e vê o anjo - Mt 28:1-2.
e - Ela volta para se encontrar com as outras mulheres, que vêm com os aromas.
f - Nesse meio tempo, chegam Pedro e João; eles olha lá dentro e vão embora - Jo 20:3-10.
g - Maria Madalena volta chorando e vê dois anjos, depois Jesus - Jo 20:11-18.
h - O Cristo ressuscitado manda que ela avise os discípulos - Jo 20:17-18.
i - Entrementes, Maria (mãe de Tiago) volta com as mulheres - Lc 24:1-4.
j - Elas voltam e vêem dois anjos, ouvindo a sua mensagem - Lc 24:5; Mc 16:5; Mt 28:6-8.
K - Enquanto voltam para achar os discípulos, deparam-se com o Cristo ressuscitado - Mt 28:9-10.

A Bíblia de Estudo Anotada Expandida, MundoCristão, 2007, pg 1279, também opina: 
a - Ressurreição de Cristo ao raiar do dia - Mt 28:2-4
b - As mulheres que estavam levando especiarias encontram o túmulo vazio. Maria Madalena volta para contar a Pedro e João - Mt 28:1; Mc 16:1-4; Lc 24:1-3; Jo 20:1-2
c - As outras mulheres que ficaram junto ao túmulo vêem dois anjos que lhes anunciaram a Ressurreição do Senhor - Mt 28:5-7; Mc 16:5-7; Lc 24:4-8
d - Maria Madalena volta ao túmulo. Jesus revela-se a ela, que por sua vez conta sua experiência aos discípulos - eis a primeira aparição - Mc 16:9-11; Jo 20:11-18
e - Jesus encontra-se com as outras mulheres (Maria, mãe de Tiago, Salomé e Joana) - sua segunda aparição - Mt 28:8-10; Mc 16:8; Lc 24:9-11
f - Pedro e João encontram o túmulo vazio - Lc 24:12; Jo 20:3-10.

Natanael Pedro Castoldi

Leia também:

0 comentários: