Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

As Religiões não se Completam?

-> Apresentação e Índice
Costumamos ouvir por aí que "todas as religiões levam ao mesmo lugar", que "todas representam uma parte da verdade, uma parte do mesmo Deus", mas será que isso é verdade? As religiões são compatíveis entre si? É isso que vamos ver no breve estudo que segue - tire as suas próprias conclusões.

            As religiões não se completam? Tal pergunta é difícil, pois em religião temos que incluir as interpretações baseadas no medo, curiosidade e ignorância dos antigos sobre a natureza, resultantes em  vários mitos não raramente bizarros –do jovem transformado em corvo que rouba o sol, na América Pré-Colombiana, a Yi, o arqueiro celeste da Ásia que derruba dez sóis com seu arco, Fonte: Guia Ilustrado Zahar, Mitologia, Philip Wilkinson e Neil Philip, pg 204 e 174. A verdade é que, dentre as religiões mais coerentes, não há muita coisa em comum: poucas combinam nas Origens, a maioria discorda sobre a natureza de seus deuses, todas buscam chegar a seu deus de modo particular, nenhuma concorda sobre o sentido da vida e o destino final de seus fiéis não tem paralelos comparativos, além do fato de cada uma alegar ser a Única Verdade: elas não se completam, mas sim, se anulam.

                Vejamos: os adeptos do Judaísmo observam a Lei de Moisés e buscam uma vida ética; os muçulmanos cumprem os deveres dos Cinco Pilares do Islamismo: recitar o credo islâmico, orar cinco vezes ao dia, jejuar, dar esmola e fazer peregrinações para Meca; os hindus se submetem ao carma, enquanto aprendem através de uma série de reencarnações a viver corretamente, até que submergem no divino; os budistas buscam a extinção dos desejos e a conquista da inexistência do Nirvana como fim para inúmeras reencarnações – As Quatro Verdades Nobres de Oito Desdobramentos mostram o caminho para o Nirvana: os caminhos são diversos, porém assemelham-se no sentido de que o homem é o responsável por chegar até Deus. O cristianismo, por fim, crê que Deus veio até o homem na figura de Cristo e morreu para reaproximá-lo do Criador, de modo que o homem não chega a Deus com base em seu esforço. Nesse sentido a única religião do mundo que vê o homem impotente a ponto de não poder adquirir um espaço do Céu através de sacrifícios e rituais é o cristianismo, que se foca na iniciativa do próprio Criador em procurar pelo ser humano, sendo devidamente teocêntrica: Deus é o Caminho, literalmente. As demais religiões são antropocêntricas no sentido de que o homem trilha o caminho por si mesmo e atinge Deus, sendo ele o responsável por isso. Fonte: Bíblia de Estudo das Profecias, pg 1256.

                     Natanael Pedro Castoldi

Leia também:
- Cristo nas Religiões
- A Bíblia não é Igual aos Outros Livros Sagrados?

0 comentários: