Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

Apologética para Polêmicas Históricas

Pretendo fazer dessa postagem um pequeno índice para os artigos relacionados às polêmicas de nossos dias. Os interessados em verificar críticas breves e uma perspectiva bíblica sobre os temas, podem, logo abaixo, procurar pelo assunto de seu interesse e abrir o link - selecionei apenas os temas mais comumente debatidos, outros podem ser encontrados na Postagem 1 desse Blog, Apresentação e Índice. Sugestões sobre outros temas podem ser postadas nos comentários.
Encontre mais assuntos na postagem "Algumas Respostas ao Ateísmo".

Assuntos que seguirão, em ordem: Bíblia e manuscritos (idade, quantidade, fontes, formação); Existência de Jesus (fontes seculares); Igreja e violência (cristãos primitivos, expansão da Igreja, Cruzadas, Inquisição, Galilei Galileu, Nazismo); Igreja e sociedade (mulheres, escravos, Direitos Humanos, democracia e paz); Igreja e ciência (preservação da Antiguidade, Renascimento, pensamento científico, Revolução Científica e cientistas cristãos).

1 - A Bíblia foi inventada tardiamente e/ou alterada com o tempo?

a - (Idade) Quão velhos são alguns manuscritos bíblicos? - A Idade dos Manuscritos da Bíblia
Um breve artigo que pretende levantar provas de que a Bíblia não foi concluída tardiamente, mas apenas algumas décadas depois dos acontecimentos que ela descreve, o que prova a sua autenticidade. A idade dos manuscritos bíblicos pode, ainda, provar que o texto das Escrituras não foi severamente alterado com o tempo - em seu sentido original.
b - (Número) Quantos manuscritos antigos da Bíblia existem? - O Número de Manuscritos da Bíblia
Através de esclarecimentos sobre o assombroso número de manuscritos antigos das Escrituras, o artigo em questão pretende provar que a Bíblia que temos atualmente é confiável, tendo o seu conteúdo cuidadosamente preservado ao longo dos séculos.
c - (Fontes) Quais as fontes do Novo Testamento? - Como o Novo Testamento foi escrito?
Analisando as fontes do Novo Testamento, que é a documentação essencial para o cristianismo, podemos nos certificar da sua confiabilidade e humanidade - não é um livro que caiu pronto e magicamente do céu, mas, também, não é um livro escrito por qualquer um.
d - (Formação) Como os livros da Bíblia foram selecionados? - Como o Cânon das Escrituras foi Escolhido?
É importante analisarmos os métodos de seleção dos livros que constituem as Escrituras para, assim, verificarmos a autoridade da própria Bíblia: os documentos foram escolhidos por conveniência ou por autoria e conteúdo coerente? Verifique isso no breve artigo em questão.

2 - Podemos encontrar a figura de Jesus em relatos seculares?

a - (Existiu) A vida e a morte de Cristo são relatadas por historiadores pagãos e judeus - Jesus Realmente Existiu? Fontes Seculares; Jesus Realmente Morreu? Fontes Seculares
Os dois trabalhos em questão pretendem mostrar que a existência de Jesus não é algo que somente a Bíblia sustenta. Atualmente não há mais quase ninguém louco o suficiente para duvidar que Jesus, de fato, existiu, morreu e deixou um movimento fortíssimo como legado.
b - (Estudado) Jesus é o homem mais estudado da História - Cristo: O Assunto Mais Estudado
Para quem nasceu no "fim do mundo" romano, como camponês, Jesus Cristo é um dos homens sobre quem temos mais informações antigas. Ao longo da História mais pessoas se dedicaram a conhecer e estudar Cristo do que a conhecer e estudar qualquer outra pessoa, evento e ciência.

3 - O cristianismo é inerentemente violento?

a - (Paz) Os cristãos da Igreja Primitiva eram, na maioria, pacíficos - A Igreja Primitiva e a Moralidade; Os Cristãos Primitivos e o Império Romano
Os dois artigos em questão pretendem mostrar que o comportamento dos primeiros cristãos foi louvável, mostrando que os ensinamentos de Cristo tiveram efeito imediato num comportamento amoroso.
b - (Paz) A Igreja se expandiu, principalmente, de modo pacífico - A Sinceridade da Fé - A Expansão Inicial da Igreja; A Igreja e as Colônias
Com base nos dois artigos listados acima, podermos verificar que a Mensagem de Cristo foi divulgada, essencialmente, pela pregação pacífica, convencendo os povos não-cristãos através do poder da mesma e não da força dos seus divulgadores.
c - (Cruzadas) As Cruzadas não são, apenas, violência e ganância cristã - O que Pensar das Cruzadas?
Com base em uma série de livros, o artigo em questão tem como objetivo esclarecer sobre as causas das Cruzadas e apontar para o comportamento muçulmano no longuíssimo conflito. 
d - (Inquisição e Galileu) A Inquisição não foi genocida e Galileu não foi torturado - Quão Vil foi a Inquisição?; O Caso de Galileu Galilei
Os artigos aqui listados fazem referência ao Tribunal da Santa Inquisição e ao caso de Galileu perante esse mesmo tribunal, esclarecendo sobre o número de mortes envolvendo as interferências da Igreja e sobre o que levou o maior astrônomo da história ao retratamento.
e - (Nazismo) Boa parte da Igreja se opôs ao nazismo - O Nazismo e a Igreja Católica
Você sabia que muitos padres foram parar nos campos de concentração? Você sabia que padres foram mortos por evangelizar judeus nesses campos? Sabia que padres foram mortos porque ajudavam na fuga de judeus? Sabia que religiosos cristãos foram mortos por serem judeus? Verifique no link acima.

4 - O cristianismo é prejudicial para o desenvolvimento social?

a - (Mulher) O cristianismo não é machista - A Igreja e as Mulheres
O artigo em questão pretende provar que o cristianismo, além de não ser machista, promoveu uma revolução cultural e moral extremamente benéfica para a mulher, redefinindo o seu papel na sociedade que, nos tempos pré-cristãos, não a tinha como cidadã, mas, sim, patrimônio do marido.
b - (Escravidão) O cristianismo não apoia a escravidão - A Igreja e a Escravidão
Com base em uma série de livros, o artigo listado acima pretende provar que, além de a Igreja não apoiar a escravidão, líderes cristãos lutaram severamente contra ela.
c - (Direitos Humanos, democracia, Paz e Liberdade) O cristianismo desenvolveu a sociedade - O Cristianismo e os Direitos Humanos; Reforma Protestante: Ciência e Democracia; Cristianismo, Paz e Liberdade - Política
A série de artigos listados acima pretende provar que o Ocidente que hoje temos, com sua liberdade democrática e os seus direitos humanos, não existiria sem o advento do cristianismo.

5 - A Igreja atrasou o desenvolvimento científico?

a - (Cultura greco-romana) A Igreja preservou a Antiguidade Clássica - A Igreja e o Conhecimento: a Antiguidade Preservada
O artigo em questão pretende mostrar como o conhecimento Clássico, abalado pela destruição de Roma pelos povos bárbaros, foi preservado nos mosteiros cristãos e na cidade cristã de Constantinopla, onde manteve-se à salvo sendo, posteriormente, reintroduzido na Europa Ocidental, promovendo o Renascimento.
b - (Origem da ciência) O pensamento cristão foi a causa do pensamento científico - A Bíblia e a Ciência
A percepção bíblica sobre o mundo e sobre Deus, uma revolução sem precedentes em comparação com o pensamento pagão, estimularam o desenvolvimento do pensamento científico.
c - (Revolução Científica) Do pensamento cristão é que, basicamente, brotou a Revolução Científica - A Igreja e a Revolução Científica
Cientistas cristãos, estimulados por conceitos bíblicos, foram os maiores incentivadores e realizadores da Revolução Científica.
d - (Cientistas cristãos) É possível ser cristão e cientista - Os Cientistas e Deus
O artigo em questão pretende divulgar uma lista de grandes cientistas cristãos, sem os quais o mundo que conhecemos não existiria.
Encontre mais assuntos na postagem "Algumas Respostas ao Ateísmo".
Natanael Pedro Castoldi
Veja também:

0 comentários: